Com o preço do combustível sempre subindo no nosso país, é necessário tomar algumas medidas para que o seu veículo não acabe consumindo demais. Às vezes pequenos problemas que podem facilmente ser resolvidos são esquecidos pelo motorista, e isso resulta num desperdício enorme de dinheiro. Confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar a economizar.
O cuidado com as velas do motor
As velas do motor são as responsáveis pela queima de combustível,
fazendo com que a combustão gere energia através dos pistões para o
carro entrar em movimento. Por isso, ela precisa estar em perfeito
estado, quando a vela do motor não produz faísca o suficiente para
queimar toda a gasolina, parte dela acaba vazando através do
escapamento, resultando em um péssimo desempenho e um consumo exagerado.
Realize as vistorias necessárias para que esse problema não aconteça
com você.
Manter o carro alinhado
Muitas pessoas não sabem como o desalinhamento do veículo pode acabar afetando no consumo final de combustível. Quando um carro está com as rodas desalinhadas, o veículo acaba forçando mais um lado da carroceria do que o outro, essa força acaba fazendo pressão para que o motor realize um trabalho extra.No fim desse ciclo, temos um desperdício de combustível e pneus, que você poderia facilmente evitar fazendo a geometria e balanceamento do carro.
Calibrar os pneus
Infelizmente temos o habito de esquecer a calibração dos pneus, o que é um item valioso quando queremos poupar dinheiro. Para cada 4 libras a menos de pressão nós desperdiçamos cerca de 15% do combustível no tanque. Isso acontece, pois sem os pneus com a calibragem correta, o desempenho do carro acaba se tornando mais lento, e novamente exigimos um serviço extra do motor.
Manutenção dos filtros
Quando o filtro de ar está muito sujo, isso impede a entrada de oxigênio para realizar a combustão. Acontece como no caso da vela com defeito, o combustível não será completamente queimado e ele acabará sendo expelido pelo escapamento. Um filtro novo tem um custo baixo e deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros rodados.
Evitar bagunça e excesso no porta-malas
É um habito de muitas pessoas no Brasil utilizarem o porta-malas do carro como deposito para os mais diversos objetos que poderiam ser facilmente deixados na garagem de casa. Isso resulta num peso extra na carroceria que influencia o maior empenho do motor na locomoção do veículo.Na hora de viajar, você também deve lembrar que existem mercados e lojas no caminho que podem ser visitados, ao invés de comprar tudo e lotar o porta-malas antes de sair de casa.
Esse habito pode resultar numa economia de até 20% de combustível.
Não usar combustíveis de baixa qualidade
Quando você vai a um posto de combustível e abastece seu carro, você espera que o frentista adicione material de qualidade ao seu tanque. Quando isso não acontece você e o seu carro sofrem as consequências. O produto de baixa qualidade acaba prejudicando seu motor e o desempenho do veículo, nesse caso o consumo pode ficar muito acima do esperado.Procure um posto de confiança, e faça alguns testes com base no desempenho do carro e o cheiro do combustível.
Não confundir o FLEX do veículo
É um engano abastecer o tanque do carro meio a meio. Quando você utiliza dois combustíveis diferentes o sistema FLEX acaba demorando um pouco pra associar qual deles está sendo enviado para o motor, esse tempo de preparação do motor acaba consumindo mais.O ideal nesse caso, é esperar para que o carro chegue na reserva de combustível e só então você poderá trocar o material utilizado.
fonte: g1.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário