segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Novo Peugeot 408 2014

Novo Peugeot 408 2014

Saí do evento de lançamento do novo 408 com câmbio de seis marchas levando dois bem-casados, aqueles bolinhos pão-de-ló com recheio de doce de leite distribuídos na saída dos casórios. Foi uma forma bem humorada de a Peugeot mostrar que a nova transmissão “casa” perfeitamente com o motor 2.0 16V flex – que até então fazia par com uma antiga caixa de quatro velocidades. Os doces estavam uma delícia, mas será que o carro também ficou saboroso? A resposta a gente foi descobrir na estrada, na cidade e na pista de testes. Antes de partir para a ação, uma breve situada no mercado. O Peugeot 408 recebe a nova transmissão ao mesmo tempo em que seu primo Citroën C4 Lounge chega todo novo – e com o mesmo câmbio. Nenhuma surpresa, pois os dois são fabricados na planta de El Palomar, na Argentina, e dividem diversos componentes. Disponível na versão de acabamento Allure 2.0, o 408 A/T custa R$ 65.990, um acréscimo de R$ 2 mil em relação ao antigo modelo de quatro marchas – mas ainda assim abaixo do Lounge equivalente, o Tendance A/T, de R$ 66.990.

Novo Peugeot 408 2014
A marca do leão aproveitou que ia mexer na mecânica e aproveitou para alterar também a suspensão do 408, alvo de críticas por ser um tanto firme para sua proposta familiar. O gerente de marketing Sérgio Davico explica que o eixo traseiro recebeu buchas mais macias e a interface que liga as molas à carroceria foi trocada tanto na dianteira quanto na traseira, para transmitir menos interferências do piso aos ocupantes. Fora isso, os pneus agora são “verdes”, de menor resistência à rodagem e com composto mais macio.A nova transmissão de seis marchas não é inédita: fabricada pela japonesa Aisin, é a mesma já usada na versão THP de diversos modelos da PSA, embora obviamente com calibração específica para o motor 2.0 16V. Antes, esse propulsor era “bonito” demais para ser casado com a velha caixa de quatro velocidades. Afinal, ainda que não seja tão avançado quanto o 1.6 turbo de injeção direta do 408 THP, esse 2.0 (chamado internamente de EW10A) tem suas qualidades, como bloco de alumínio e duplo comando variável, para render até 151 cv e 22 kgfm de torque. Casamento desfeito, o motor arranjou coisa bem melhor para o segundo matrimônio. Mas, posso falar? Agora é a transmissão que passou a se destacar no casal. Esperta e inteligente, ela tem um pique que às vezes o 2.0 não consegue acompanhar.

Novo Peugeot 408 2014


Nosso teste revelou melhoras sensíveis, como o tempo de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos (era cerca de 12,0 s antes) e a retomada de 80 a 120 km/h em 8,6 s (era na casa dos 9,0 s). Mas a sensação ao volante é até mais positiva do que sugerem os números, bastando uma leve pressão no acelerador para que o câmbio logo reduza uma marcha, graças às relações mais próximas entre si. E isso sem contar que os antigos trancos nas mudanças acabaram de vez com a transmissão Made in Japan. O 408 está mais rápido, mais confortável e acabou com aquela indecisão sobre qual marcha usar em algumas situações (especialmente em aclives). Agora parece sempre haver uma relação correta para cada momento.

Novo Peugeot 408 2014
Por que então eu disse que o motor não acompanha o ritmo do câmbio? Porque a transmissão está sempre “acordando” o 2.0 com reduções, especialmente quando usamos o modo Sport, com leis de passagem bem mais agressivas que no modo Drive – sem falar nas mudanças manuais, que funcionam bem apesar de as reduções serem feitas para trás. Falta torque em baixas rotações para deslocar o pesadão 408, de quase 1,5 tonelada, fazendo com que o motor seja mais exigido em altas rotações para fazer o sedã deslanchar. Desta forma, o consumo continua elevado principalmente na cidade: registramos média de 5,6 km/l com etanol. Na estrada a coisa melhora, com a sexta marcha garantindo giro baixo (2.700 rpm a 120 km/h), silêncio a bordo e a marca de 10 km/l com o combustível vegetal.

Novo Peugeot 408 2014



Se ainda não vai ser desta vez que o 408 vai perder a fama de beberrão, pelo menos as queixas quanto à absorção de impactos devem diminuir bastante. O carro está claramente mais macio e silencioso nos buracos, transmitindo aquela agradável sensação de “carrão” – o que de fato o 408 é, com seus quase 4,70 m de comprimento. E o mais interessante é que a Peugeot conseguiu esse conforto sem sacrificar a elogiada estabilidade do modelo, uma vez que a firmeza das molas foi mantida. Forcei o sedã num trecho de curvinhas traiçoeiras e encontrei ótimo equilíbrio de massas, sem falar na boa aderência proporcionada pelos largos pneus 225/45 vestidos em rodas aro 17″. Também gera confiança a direção bem calibrada (firme em velocidade) e os freios fortes: o 408 percorreu curtos 39,2 metros até parar completamente quando vindo a 100 km/h.

Novo Peugeot 408 2014
Uma coisa que incomoda, porém, é entrar no 408 e me sentir no velho 307. Sim, esse interior era legal no começo dos anos 2000, mas em um carro 2014 (e que custa R$ 66 mil) eu não quero encontrar o mesmo volante de sempre, o mesmo aparelho de som de sempre, os mesmos botões dos vidros elétricos, os mesmos comandos do ar-condicionado e até a mesma velha telinha do computador de bordo com a iluminação laranja… Já deu, né, Peugeot? Que venha logo o novíssimo 308 europeu com painel arrojado semelhante ao do 208 para deixar a lembrança do 307 descansar em paz. Ah, e ainda não foi desta vez que a marca francesa resolveu o problema do bico avançado, que raspa com facilidade – outra herança do 307, embora menos acentuada.

Novo Peugeot 408 2014
Exceto pelo desenho interno (tirando o bonito quadro de instrumentos), o 408 é uma opção interessante no segmento – ainda mais se você é daqueles que aprecia um sedã médio com tamanho e jeitão de andar de carro grande. O casamento entre o motor 2.0 e a competente transmissão de seis marchas ficou bom e recoloca a Peugeot na briga pelo segundo pelotão da categoria – Civic, Corolla e Cruze estão bem à frente nas vendas. Mas saiba que o casamento perfeito para esse carro sai um pouco mais caro, a exatos R$ 73.990. É quanto custa o 408 THP, que além do motor 1.6 turbo mais forte e econômico, tem bancos de couro, seis airbags, ESP… 

 

Ficha técnica – Peugeot 408 Allure AT 

 

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando duplo variável, 1998  cm³, flex;  
Potência: 143/151 cv a 5.250 rpm;  
Torque: 20,0/22,0 kgfm a 4.000 rpm;  
Transmissão: câmbio automático de seis velocidades, tração dianteira;  
Direção: eletro-hidráulica;  
Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; 
Freios: discos nas quatro rodas, com ABS; 
Rodas: aro 17 com pneus 225/45 R17;
 Peso: 1.494 kg;  
Capacidades: porta-malas 481 litros; tanque 60 litros;Dimensões: comprimento 4.690 mm, largura 1.815 mm, altura 1.519 mm, entreeixos 2.710 mm;



Medições  feita pelo site : CARPLACE

Aceleração
0 a 60 km/h: 4,9 s
0 a 80 km/h: 7,8 s
0 a 100 km/h: 11,2 s

Retomada
40 a 100 km/h em Drive: 8,4 s
80 a 120 km/h em Drive: 8,6 s

Frenagem
100 km/h a 0: 39,2 m
80 km/h a 0: 24,8 m
60 km/h a 0: 14,1 m

Consumo
Ciclo cidade: 5,6 km/l
Ciclo estrada: 10,0 km/l

Números do fabricante
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,5 s
Consumo cidade: N/D
Consumo estrada: N/D
Velocidade máxima: 209 km/h

fonte:carplace.com.br

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