O lançamento do Audi TT RS no Brasil na última semana, exatamente três anos após ter estreado no Salão de Genebra de 2009, é um reflexo de como ficou o mercado de importados após serem aplicadas as novas regras do Imposto para Produtos Industrializados (IPI): as empresas sem fábrica no Brasil não fugiram do país como se temia; modelos importados continuam sendo lançados por aqui num ritmo quase frenético, embora com certo atraso; e seus preços estão ainda mais exorbitantes. Afinal, são necessários R$ 399 mil para estacionar o esportivo na garagem. Ou R$ 419 mil, no caso da versão roadster (com capota de tecido e acionamento elétrico).
Não bastasse custar quase um Porsche Cayman S (R$ 409 mil), a versão
mais veloz do TT não chega num bom momento para a linha – embora o
desembarque ocorra justamente 15 anos após o lançamento da 1ª geração
por aqui. Em 2011, foram emplacadas 146 unidades do TT e 19 do TTS,
enquanto em 2012 esse volume caiu para 80 e 4 emplacamentos,
respectivamente. Neste ano, foram vendidos 29 exemplares do TT e nenhum
TTS. Lembrando que a versão de entrada do modelo e a intermediária
custam, na ordem, R$ 216.230 e R$ 315.482.
Para o TT RS, a Audi estima de 20 a 25 emplacamentos ao longo deste ano (15 cupês e 10 roadsters).
Ou seja, pouquíssimas pessoas vão desfrutar do motor 2.5, de 5
cilindros, com poderosos 340 cavalos de potência e violentos 45,9 kgfm
de torque, acoplado a um câmbio (S-Tronic) automatizado de dupla
embreagem de sete marchas e tração integral. Quase ninguém, igualmente,
saberá o que é ir de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e chegar aos 250 km/h
num TT.Entre os equipamentos, destaque para os airbags frontais e laterais
dianteiros,
Controle de estabilidade (ESP), faróis bi-xenônio, bancos em
couro (esportivos) com ajuste elétrico, volante em couro e
multifuncional, ar-condicionado digital, sistema de som da marca Bose,
entre outros.Há compradores que fazem questão do estilo único (e encantador) do TT,
ou que acham vantagem ser um dos raros proprietários do cupê. Mas para
os outros, atraídos mais pelo desempenho, vale uma olhada no RS 3, que
tem o mesmo o motor, o mesmo desempenho, e o mesmo apelo visual, mas
custa “apenas” R$ 299 mil.
S7 Sportback
A Audi também lança neste mês o S7 Sportback, com menos atraso do que
o TT RS em relação ao mercado europeu. A versão esportiva do A7 (há também o mais radical RS 7,
ainda distante do mercado brasileiro) traz um motor 4.0 V8 biturbo, de
420 cv e 55 kgfm de torque, também unido à transmissão S-Tronic de 7
marchas.Se destaca a tecnologia Audi Cylinder on Demand. Entre regimes baixos e
médios, ele desliga quatro dos oito cilindros, em prol do consumo de
combustível. Isso depende de fatores como velocidade, temperatura do
motor e de estar no mínimo em 3ª marcha.O 0 a 100 km/h é feito em 4,7 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 250 km/h, segundo dados do fabricante.
Com longos 4,98 m de comprimento, o S7 Sportback tem espaço interno de
sobra para oferecer mais conforto e luxo. O ar-condicionado digital, por
exemplo, tem quatro zonas de atuação, enquanto os bancos dianteiros são
configurados (no ajuste lombar, inclusive) eletricamente, com memória
para o do motorista. Já o sistema de som conta com 14 alto-falantes e
600 Watts de potência total.
fonte:autoesporte.com
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