sexta-feira, 5 de abril de 2013

Novo Classe A 2013

Novo Classe A 2013

O movimento da Mercedes-Benz para renovar sua linha de produtos e aumentar o público-alvo vai muito além da brincadeira de usar o funk do “lelek lek lek lek” para apresentar no Brasil seu modelo mais “barato” e “jovem”, o Classe A.Ela e outras montadoras premium passam hoje pela necessidade e oportunidade de expansão em mercados emergentes e, para isso, têm como aliada a redução de custos propiciada pelo desenvolvimento das tecnologias de baixa emissão, outra consequência positiva da pressão de leis ambientais mais rigorosas.

Novo Classe A 2013
Com preços entre R$ 99.900 e R$ 109.900, o Classe A é um carro premium, mas que não traz aquela exclusividade definida pelos "preços para poucos”. Mesmo assim, é “carrão” cheio de recursos tecnológicos e com motor turbo que o universitário vai ver passar na frente do bar perto da faculdade e pensar “queria ter um” ou “vou pedir para meu pai me dar um”.  Nesta linha de raciocínio, o funk se justifica: perder o carimbado estigma do “carro de velho”, que a Mercedes-Benz carrega por anos.A aposta da montadora é que, a cada 2 clientes brasileiros de Classe A, 1 seja estreante na marca. Pelo menos, é o que já é observado na Europa, segundo o diretor de vendas e marketing da Mercedes-Benz, Dimitris Psilliakis. Por enquanto, o modelo chega ao Brasil somente na versão A200, nas configurações Style e Urban — a A250 Sport pode ser vendida no país daqui a algum tempo.As duas trazem de série sete airbags, sistema que detecta a fadiga do condutor, freios ABR, que ajudam o motorista em situações de alto risco, mantendo o carro estável, sistema start/stop para economia de combustível, assistente para subida e estacionamento em terrenos íngremes, entre outros.

Novo Classe A 2013

O G1 avaliou a versão mais completa, a Urban, por um roteiro pela capital e o interior de São Paulo de cerca de 300 quilômetros.A configuração, topo de linha, é diferenciada pela grade dianteira cromada no primeiro plano, e prata no segundo, além de roda de 17 polegadas, farol de bixenônio com LED , luzes diurnas, lanterna traseira em LED, escape duplo, volante multifuncional com acabamento em couro perfurado, painel em branco com ponteiros vermelhos, saída de ar-condicionado com acabamento cromado, moldura cromada, acabamento interno em couro, banco concha e luzes indiretas de LED amarelo internamente.Esta configuração deverá representar 80% das 2 mil unidades que a Mercedes-Benz pretende vender do Classe A no país até o fim do ano. Três pontos se destacaram no teste: motor, conforto interno e falta de GPS integrado.

Novo Classe A 2013

Esqueça o antigo Classe A da década de 1990, que muita mãe usava para levar os filhos à escola. A marca alemã conseguiu não só "quebrar" o clássico, como também inovar dentro da indústria automobilística, mostrando que um hatch de cerca de R$ 100 mil pode surpreender tanto pela beleza das linhas fluidas quanto pelo desempenho aerodinâmico de 0,27, índice de arrasto recorde para a categoria.O comportamento é ajudado pelo aerofólio traseiro de série e é nitidamente sentido pelo motorista ao dirigir. Com a baixa resistência do ar e suspensão bem ajustada – nem tão dura e nem tão macia —, o modelo tem aceleração e estabilidade acima do esperado para um carro deste porte, combinados à economia de combustivel e baixo nível de ruído.

Novo Classe A 2013

Porém, não abra os vidros. Por causa da aerodinâmica do Classe A, se são abertos em altas velocidades, o barulho que entra na cabine é ensurdecedor. Impossível de conversar. No entanto, com os vidros fechados, o isolamento acústico é bom, embora não supere a alta qualidade das barreiras criadas pela concorrente Audi, que consegue fazer até conversível silencioso. De qualquer forma, dentro do Mercedes-Benz Classe A não se escuta barulho de motor, apenas um pouco o pneu rodando quando a estrada tem asfalto áspero. Mas isso é justificado pelos pneus mais largos.

Novo Classe A 2013 - Interior
Internamente, o Classe A tem acabamento impecável, com desenho harmonioso (destaque para as entradas de ar inspiradas no SLS AMG) e espaço interno suficiente para acomodar cinco pessoas. O destaque, neste caso, vai para a posição de dirigir e a ergonomia dos bancos.Na versão Urban eles são esportivos, em formato de concha. Durante o teste, o hatch enfrentou mais de uma hora de trânsito, que começou em Aphaville, em Barueri, e terminou na capital paulista. Em nenhum momento o corpo reclamou de desconforto, o que conta muito para quem vai usar o carro no dia a dia entre faculdade, trabalho e balada.

Novo Classe A 2013

Classe A, Classe B e o novo cupê CLA, que provavelmente estreia no ano que vem no Brasil, formam não a linha de frente, mas sim a linha jovem da Mercedes-Benz. Os três “convidarão” aqueles com potencial de abraçar a marca até o fim da vida e, claro, com o tempo optar por produtos mais caros do portfólio da marca (invariavelmente, os mais rentáveis para as montadoras).Nesta nova empreitada de compactos, pode-se dizer que o Classe A é a compra emocional, enquanto a versatilidade do Classe B o torna uma opção racional. Já o CLA é para aqueles que dão preferência a “fazer um estilo”. Sem dúvida, novos tempos tanto para as montadoras quanto para o bolso do consumidor, que já pode vislumbrar um sonho de consumo de quatro rodas nem tão distante assim.

fonte:autoesporte.com

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