Nascida no lado escuro do Japão.” Com este slogan de “bad boy” ou “bad
girl”, a Yamaha apresentou, o modelo MT-09, que
traz uma das mais significativas inovações para a fabricante nos últimos
anos: um motor de 3 cilindros de 850 cc. “A moto não representa apenas o
início de um novo caminho na evolução das motos esportivas, mas também
reacende a energia que deu forma à origem do modelo MT”, diz a Yamaha em
nota.
Atualmente, a maioria das motos possui motores de 1, 2, 4 ou 6 cilindros. As marcas que utilizam a configuração com três cilindros são, tradicionalmente, a inglesa Triumph e a italiana Benelli. O novo modelo foi feito com base no protótipo apresentado no Salão de Colônia no ano passado. De acordo com a Yamaha, este protótipo foi inspirado nos propulsores da R1 (de rua) e M1 (MotoGP), motos esportivas da marca japonesa que utilizam o conceito "crossplane", no qual os pistões trabalham com intervalos irregulares entre si, proporcionando entrega de torque mais linear.
Com este motor, a fabricante promete uma moto ágil e de fácil controle,
por oferecer forte torque linear disponível imediatamente. Até porque, a
moto ficou 10 kg mais leve do que a FZ8, por exemplo. A leveza permitiu
desenvolver um quadro compacto e fácil de manusear.Para explorar tal torque, os engenheiros da Yamaha desenvolveram uma
nova transmissão, projetado especificamente para atender a este motor.
“A nova transmissão é o acessório ideal para a resposta instantânea do
motor e o binário elevado nas velocidades baixas e médias. O resultado é
uma aceleração instantânea e uma experiência de condução desportiva
emocionante”, diz a Yamaha na apresentação do novo modelo.O tanque de 14 litros e estas novas tecnologias garantem autonomia à moto de 240 km, de acordo com a Yamaha.
Outra novidade é o desenho do garfo, que o faz resistente à flexão,
trazendo amortecimento macio e com ação progressiva. O curso da roda é
de 137 milímetros, para aumentar o nível de conforto e a capacidade de
resposta para mudar a direção. O novo garfo é ajustável para o
comprimento.No caso da suspensão traseira, foi utilizado o sistema Monocross, que
ajuda a centralizar o peso e reduz os desgastes de uso. Ela pode ser
calibrada para atender à variedade de rotas e estilos de condução.Já as rodas utilizam pneus radiais de 10 raios, para aumentar seu tamanho e melhorar a agilidade.
fonte:autoesporte.com.br
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