A Ford
inaugurou nesta segunda-feira a linha de produção do New Fiesta
hatch brasileiro, na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. O
modelo nacionalizado chega às lojas no próximo dia 20. Até então, o
carro era importado do México.A montadora anunciou ainda que o New Fiesta Sedan
também parou de ser trazido da fábrica mexicana desde que o modelo
reestilizado no ano passado começou a ser produzido lá. Mas a Ford não
diz se e a partir de quando vai fabricar o sedã no Brasil. "Hoje só
vamos falar de Fiesta Hatch. O Sedan será outra história que falaremos
depois", disse o vice-presidente da montadora, Rogelio Golfarb. As
unidades do Fiesta Sedan que ainda estão à venda são as que ainda
existem em estoque.
Assim, somente o Fusion continuará sendo importado do México pela Ford.
"Estamos estudando também [trazer de lá] outro modelo", afirmou Golfarb,
considerando que as cotas que limitam o comércio de carros entre os
dois países foram aumentadas neste ano, como previsto em acordo entre os
governos.O New Fiesta hatch brasileiro será equipado com motor 1.5 e 1.6. Segundo
a Ford, a versão topo de linha terá câmbio automatizado de dupla
embreagem (até então o New Fiesta só era oferecido com motor 1.6 e
transmissão manual). Além disso, essa versão mais cara terá freios ABS,
sete airbags e sistema de interatividade Sync.
Detalhes de outras versões e preços só serão revelados na data do
lançamento, mas a montadora adianta que o New Fiesta brasileiro
concorrerá com modelos como Hyundai HB20, Chevrolet Onix e o Peugeot 208, que chega no mesmo mês e partirá de R$ 39.990.O HB20 e o Onix têm versões mais baratas, na faixa dos R$ 30 mil, mas as
que rivalizam com o 208 estão em uma faixa acima. Assim, o modelo
praticamente vai manter os rivais do New Fiesta mexicano, que parte de
R$ 45.370, cuja lista inclui outro modelo da General Motors, o Sonic, e o Fiat Punto.
Segundo o vice-presidente Golfarb, o New Fiesta hatch ainda vai coexistir com o Fiesta Rocam,
geração anterior produzida na Bahia e que vem sendo alvo de promoções.
Ela é diferenciada pelo nome do motor Rocam e possui opção 1.0, além do
1.6. Porém, deverá sair de cena nos próximos anos porque a Ford tem como
meta, até 2015, vender no Brasil apenas carros produzidos em plataformas globais, ou seja, só modelos cuja base é a mesma em todos os países onde são oferecidos, como o New Fiesta e o EcoSport.
O New Fiesta hatch brasileiro já tem o visual da reestilização apresentada há seis meses, no Salão de Paris, que o deixou em linha com a identidade global da empresa. Seguindo detalhes estéticos introduzidos no novo Fusion, o modelo ganhou grade na dianteira, em formato de hexágono, e os faróis também foram remodelados."A importação do New Fiesta foi a forma encontrada para adiantar a
estreia desta plataforma no Brasil", explicou Golfarb sobre o início da
produção local do hatch acontecer só agora. O modelo é vendido no país
desde 2010. A nova geração do EcoSport, lançada no ano passado, foi o
primeiro fruto dessa plataforma a ser produzido no Brasil.
Com a entrada do país na estratégia global da Ford para carros de
segmento B (compactos), a montadora espera vender 2 milhões de veículos
deste porte no mundo neste ano.Recentemente, a fábrica de caminhões, instalada também em São Bernardo
do Campo, recebeu investimento para a produção de um novo modelo para o
segmento de extra-pesados, com capacidade de até 56 toneladas. O novo
Cargo também é um produto global e completa a linha de veículos
comerciais da Ford no país.
fonte:autoesporte.com
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