A Volkswagen apresentou em Campinas (SP), o novo Fox BlueMotion. Pouco mais de um ano após sua estreia, o hatch tentará novamente cativar o consumidor brasileiro, que ignorou sua existência nesse período – levante a mão quem já contou mais de dez unidades do BlueMotion nas ruas. Para tanto, aposenta o motor 1.6 e estreia o moderno 1.0 de 3 cilindros, que promete entregar menos consumo e mais torque. Na versão 2 portas, o Fox BlueMotion 1.0 parte de R$ 32.590; com 4 portas, o preço inicial é de R$ 34.090. De série, apenas direção eletro-hidráulica e computador de bordo se fazem presentes. Ar-condicionado, CD-player, vidros e retrovisores elétricos são opcionais. O modelo 1.0 convencional de 4 cilindros continua à venda, informa a fabricante.
No fundo, o Fox BlueMotion serve como um mediador entre a nova família EA211 e o consumidor brasileiro, que verá o propulsor mais frequentemente daqui em diante: é esse o bloco que equipará o Up!, próximo carro de entrada e principal lançamento da Volkswagen nos últimos anos. O primeiro motor com 3 cilindros da marca no país passou por 2,4 milhões de quilômetros em testes, segundo a VW. Com bloco e cabeçote em alumínio – e 24 kg mais leve que o 1.0 EA111, ainda em linha –, o novo motor 1.0 de 12 válvulas (quatro por cilindro) rende 75 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 82 cv com tanque cheio de álcool
o torque é de 9,7 kgfm e 10,4 kgfm, respectivamente. Segundo a marca, a
aceleração de 0 a 100 km/h é percorrida em 13,5 segundos, quanto a
velocidade máxima é de 166 km/h – números praticamente iguais aos 13,2
segundos e 167 km/h quando troca-se gasolina por etanol.Mas o EA211 não é o único responsável por garantir economia extra. A
direção abandona a assistência hidráulica para ser eletro-hidráulica,
exigindo menos força do motor – consumo energético reduzido em 3%, diz a
VW. Já a relação de marchas foi alongada em até 10%, induzindo o motor a
trabalhar em rotações mais baixas.
As calotas foram redesenhadas, enquanto a grade frontal é mais fechada,
melhorando o fluxo de ar – o mesmo vale para a parte inferior do
para-choque.
Quanto aos pneus, manteve-se o conjunto do Fox BlueMotion
anterior, de medida 175/70 R14 e de menos atrito. Até a pressão é
diferente: 36/34 psi (dianteiro/traseiro) ante 29/28 psi do Fox 1.0
“normal”.O resultado é que o Fox BlueMotion é 29 kg mais leve e até 17% mais econômico, segundo a Volks.o Fox BlueMotion por cerca de 100 km, predominantemente rodoviários, mas
também por um breve trecho urbano. A proposta de ser mais econômico é
indiscutivelmente executada: dados da fábrica indicam média de 16,1
km/l, enquanto o computador de bordo marcou 16,9 km/l no fim do teste
(com gasolina). Na estrada, computou-se 18 km/l. Segundo a VW, com
etanol a média é de 10,9 km/l.
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