A inédita Dafra Horizon 250 acaba de chegar às concessionárias, em
versão única, por R$ 13.690. Com visual que lembra o de motos maiores, o
modelo é fruto de parceria com a sul-coreana Daelim e tem objetivo para
ser porta de entrada para o mundo custom, as conhecidas motos
estradeiras.O sonho de ter uma moto como essa vive na mente de muitos motociclistas,
com seu símbolo maior na Harley-Davidson. Com motores grandes, acima de
600 cilindradas, e de valores que ultrapassam a faixa dos R$ 25 mil,
este nicho fica restrito a consumidores com maior poder aquisitivo.
Mais acessível, a Horizon pode atrair aqueles que não possuem milhares
de reais para gastar em uma moto, e também proporciona uma pilotagem
mais mais fácil e confortável na cidade. Este segmento, das utilitárias de 250 cilindradas com cara de
estradeira, teve como um de seus grandes ícones a Yamaha Virago 250, na
década de 1990, não mais disponibilizada no Brasil. Até agora, a única
representante no país era a Kasinski Mirage 250, que vende cerca de 50
unidades por mês, de acordo com a Federação Nacional dos Distrubuidores
de Veículos Automotores (Fenabrave). Ela custa R$ 13.990.
A intenção da Dafra, a princípio, é vender 60 unidades/mês da Horizon 250, número modesto para o que a moto oferece.Em comparação com a Mirage 250, que também possui origem sul-coreana,
mas da marca Hyosung, a Horizon se diferencia por ter motor de um
cilindro, enquanto a Kasinski utiliza propulsor de dois cilindros em V.
Montada em Manaus, a Horizon tem cerca de 20% do custo de suas peças de
origem nacional, informa a empresa.
Apesar de ser a estreia da Horizon 250 no Brasil, a Dafra já
comercializou, em 2009, um modelo similar a este, chamado de Kansas 250.
No entanto, tratava-se de uma edição limitada e foi vendida na época
por R$ 9.990. Seu projeto não era o mesmo da Horizon, e sim uma versão
com motor de maior cilindrada da Kansas 150, com V2 de 248,7 cm³.A Horizon, chamada de Daystar 250 no exterior, é um lançamento mundial
da Daelim neste ano. De acordo com a Dafra, o produto foi trabalhado
desde o início em conjunto com a marca brasileira. “O produto é 50%
Daelim e 50% Dafra. Tivemos um papel muito importante em seu
desenvolvimento”, explica Victor Trisotto, diretor de engenharia da
marca.
Apesar da baixa cilindrada, a Horizon 250 impressiona por suas linhas
e, principalmente na coloração que faz misto de preto com pérola– a
moto também tem opção totalmente preta. Na versão bicolor, ainda há um
adesivo azul que limita a divisão entre as tonalidades.
Os acessórios disponíveis pela Dafra, encosto para o garupa (R$ 299),
bolha dianteira (R$ 299) e descanso para os pés (R$ 379) deixam a
Horizon ainda mais com cara de estradeira.
Eles ainda melhoram o desempenho da moto para longas viagens e foi uma
boa sacada da Dafra disponibilizar estes equipamentos nas
concessionárias.Mesmo que itens como pintura, assento e rodas se destaquem pelo
acabamento, outros deixam um pouco a desejar. O painel é dividido em
dois, com o velocímetro no local tradicional e o marcador de combustível
em cima do tanque. Esta disposição traz charme ao modelo, mas seus
detalhes não são um primor.No entanto, a decepção maior fica pelos punhos de comando, que
apresentam visual arcaico e aparentam ser de material sem muita
qualidade, destoando do restante da moto.
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