Moto mais vendida da Yamaha no Brasil, a Factor 125 chega com novo
modelo 2014 ao mercado brasileiro. Além de deixar a logo YBR de lado, a moto passou por sutis
alterações em seu visual e agora conta com nova versão de entrada, a K1,
que custa R$ 5.390, a partir de março. Segundo a marca, houve redução
de até R$ 500 nos modelos K, E e ED - veja tabela abaixo na reportagem.Apesar de seguir com o mesmo motor e não contar com mudanças profundas, a
marca chama o modelo de “segunda geração”."O nome oficial, registro,
continua tendo YBR, mas no mercado percebemos que os consumidores
aderiram ao nome Factor", informou a Yamaha. Além do propulsor, chassi e suspensão se mantiveram os mesmos da YBR
2013. Esta é a terceira alteração que a YBR recebe, desde seu
lançamento, em 2000
As principais alterações ocorreram no visual, que agora conta com
grafismos mais límpidos. Segundo a marca, o tanque foi alterado,
proporcionando melhor encaixe para as pernas do motociclista. As
carenagens que envolvem o recipiente de combustível e o para-lama
dianteiro são novos, assim como o plástico protetor localizado entre o
motor e o assento.Seu escapamento também foi alterado e tem novo protetor. A traseira está
mais afilada e o painel possui novo mostrador em branco. O tradicional
logo “YBR” foi extinto do modelo e apenas o "Factor", presente na moto
desde 2009.Mesmo com a injeção eletrônica já fazendo parte da YBR 125 vendida na
Europa, a marca optou por manter a versão carburada para o Brasil. "A
intenção é oferecer um modelo de qualidade e acessível a realidade
brasileira. Objetivando também os custos com a manutenção", declarou a
Yamaha.
O rendimento do motor monocilíndrico de 124 cilindradas permanece o
mesmo, com 10,2 cv a potência a 7.800 rpm e 1.0 kgfm a 6.000 rpm. De
acordo com a Yamaha, o carburador da Factor tem acionamento a vácuo e
sensores que permitem economia, sem perder eficiência.
Houve uma pequena de redução no conjunto, que passou a 105 kg (K1/K/E) e
107 kg (ED) - antes as versões E e ED tinham 112 kg, enquanto a K
pesava 110 kg. O tanque segue com capacidade máxima de 13 litros.Além das tradicionais opções K, E e ED, a Factor ganhou nova K1 que,
segundo a empresa, trata-se de uma “versão de entrada para novos
motociclistas” e é a mais básica de todas e possui cor com misto de
vermelho e preto. Na sequência vem a K, que tem partida a pedal e freios
a tambor, nas cores vermelho, preto e azul. Tanto K como K1 estão
esquipadas com pneus Levorin, enquanto E e ED contam com Metzeler –
marca da Pirelli
Com partida elétrica e freios a tambor, a versão E custa R$ 6.120
(preto, vermelho e azul). A top de linha ED recebeu novo sistema de
freio a disco, além de contar com rodas de liga-leve e partida elétrica.
Custando R$ 6.490, o modelo ED tem variedades de cores branco, preto,
vermelho e azul. Na linha 2013, a K custava R$ 5.890, a E R$ 6.520 e a
ED R$ 6.990.
Tabela de preços da Nova Yamaha Factor 2014:
K1 – R$ 5.390
K – R$ 5.690
E – R$ 6.120
ED – R$ 6.490
fonte:autoesporte.com
K – R$ 5.690
E – R$ 6.120
ED – R$ 6.490
fonte:autoesporte.com
Não dá mesmo pra entender o que passa na cabeça da Yamaha Brasil. Ao invés de melhorar a moto mais vendida da marca no Brasil, simplesmente retiraram peças (como o cavalete central e outras). Espero, sinceramente, que o boato sobre o lançamento de uma 150 cc seja verdadeiro. Se assim for, a Yamaha estaria barateando sua linha básica preparando o terreno pra chegada de outra moto um pouco mais potente e, consequentemente mais cara...
ResponderExcluirMeu amigo tiraram o cavalete central.
ResponderExcluirA yamaha esta preparando o terreno sim, a FZ 16 vem ai contudo, espero que uma 250 carenada como a R4 também venha.Quanto a Factor é uma exelente moto, tenho a minha com 47 mil kms e não fiz nada além de revisão.
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