A Land Rover apresentou, nesta terça-feira, a nova transmissão automática de 9 velocidades, que vai equipar o Range Rover Evoque até então, ele vinha com câmbio automático de seis velocidades. Ela
vai substituir a antiga nas unidades fabricadas a partir de setembro na
Europa. No Brasil, o modelo com a tecnologia deve desembarcar no último
trimestre, de acordo com o engenheiro-chefe do Evoque, David Mitchell,
em entrevista exclusiva ao G1. Assim, o Evoque será o primeiro modelo de série do mundo a ter a nova transmissão.A tecnologia inovadora foi desenvolvida pela empresa alemã ZF e permite
economizar 4% de combustível sem o sistema start-stop ou 11% com o
sistema, que desliga o motor automaticamente quanto o veículo fica
parado no trânsito.
A marca inglesa e a ZF também defendem que as relações de marcha mais
curtas corresponderão a evoluções na qualidade das trocas, melhor
resposta nas acelerações e redução de ruídos em velocidades de cruzeiro.De acordo com o diretor de testes de transmissão da ZF, Herbert
Scherer, a nova transmissão é 6 mm mais longa, mas 7,5 kg mais leve do
que a de seis marchas. "O conceito levou um ano e meio para ser
finalizado. Depois, foram mais quatro anos para a industrialização",
explicou Scherer.
De acordo com a empresa, a nova transmissão é compatível com 80% dos
carros fabricados no mundo. Porém, segundo Mitchell, somente o Evoque
terá esta tecnologia dentro das linhas da marca inglesa. "Eles (os
outros modelos) possuem câmbios eficientes para o que são propostos",
diz o engenheiro-chefe.O engenheiro também explica que, nesse caso, é possível ter peças de
engrenagem particularmente pequenas, justamente por causa das nove
etapas de engrenagens. Isso não só melhora o conforto de condução, mas
também garante que o motor funcione sempre na faixa de rotação mais
econômica.
A tecnologia também faz com que a transmissão corte a aceleração quando
detecta que o motor está na rotação ideal para o torque que foi
entregue. Além disso, ela traz um recurso que reduz as marchas em
"saltos" como, por exemplo, de 8ª para 4ª marcha, dependendo da demanda.
Assim, as mudanças de marcha são mais rápidas e suaves e o gasto com
combustível é menor.
Fonte: autoesporte.com
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